Perguntas frequentes



Se é tão bom, como eu nunca vi isso antes?

Pois é, a gente também se fez a mesma pergunta! E por isso resolvemos trazer este modelo que já funciona tão bem no Estados Unidos e Europa para o Brasil.


Eu preciso pagar para usar o POUP?

Jamais =) A razão de ser do Poup é te ajudar a poupar em compras, logo o serviço é 100% gratuito. Legal, não?


Como o Poup ganha dinheiro?

Simples. O Poup ganha uma comissão das lojas virtuais para cada compra que nossos usuários fazem por lá. Depois a gente divide essa comissão: parte volta para o usuário e uma pequena quantia fica com o Poup para manter o serviço a mil. Também ganhamos dinheiro com propaganda em locais privilegiados do nosso site.


Com o Poup eu posso comprar em qualquer loja online?

O Poup tem parceria, através de programas de afiliação, com as maiores e melhores lojas de e-commerce no Brasil e algumas no mundo. Sempre que você quiser saber quem são os amigos do Poup, basta entrar em https://www.poup.com.br/todas e procurar a lista completa de lojas. Todas as lojas que estão lá dão para você parte do pagamento de volta, em dinheiro, na sua conta.


Como exatamente vocês me pagam?

Quando você juntar ao menos R$ 30,00 e pedir o seu dinheiro de volta na área Meu Poup, você deve optar por receber a quantia na sua conta do Banco ou na sua conta do Paypal e cadastrar os seus dados.


Eu solicitei a transferência do meu crédito, mas ainda não recebi o valor. Por quê?

O Poup faz transferências para os nossos usuários 2 vezes ao mês, nos dias 8 e 22. Ou seja, se você pediu o reembolso até o dia 8 do mês, seu reembolso entrará no dia 22. Se você solicitou a transferência entre o dia 8 e o dia 22, seu dinheiro será transferido no dia 8 do mês seguinte.


Como vocês sabem que eu comprei na loja?

A loja em que você comprou consegue identificar se você entrou nela via Google, Facebook, Folha de São Paulo ou Poup. Se você veio do Poup e fez uma compra, a loja nos avisa para repassar a comissão pela ajuda na venda. Quando a comissão chega para a gente, corremos para te avisar =)


Quando fizer a compra na loja, posso deixar itens salvos na minha cesta e finalizar a compra depois?

Não. Para que você fique elegível ao reembolso, as transações precisam ser completadas de uma só vez, sem usar itens salvos em uma outra visita ao site da loja virtual. Isso significa que, se você clicar no link da loja, escolher o item, adicioná-lo à sua cesta, mas não completar sua compra na hora, ou seja, deixar para completar a compra em um outro momento, não será possível acompanhar a sua compra.

Caso você resolva não completar a compra no momento, não tem problema. Porém, o que você precisará fazer é recomeçar o processo desde o início, acessando a loja novamente por meio do site do Poup e escolhendo o item na loja, sem utilizar itens salvos na sua cesta.

Posso navegar na internet enquanto faço minha compra?

Infelizmente, não. As transações precisam ser completadas de uma só vez, após ser transferido do site de Poup para o site da loja, para que você fique elegível ao reembolso.

Se você quiser, também pode navegar na internet à vontade para pesquisar o melhor preço. Mas, uma vez escolhida a loja, lembre-se de acessar o Poup e deixar que a gente te encaminhe para o site dela. Também é sempre bom limpar os cookies antes de completar a compra, para garantir que seus créditos serão remetidos ao Poup e não a outro site.


Existe alguma coisa que possa impedir que o POUP reconheça minha compra?

Apesar de conseguirmos acompanhar a grande maioria das transações de forma automática, podem acontecer situações em que alguma proteção no seu computador - anti-vírus ou anti-spyware, por exemplo - pode impedir que a gente conclua o seu reembolso.
Para ajudar a garantir que esteja tudo certo com os seus reembolsos, por favor considere as seguintes dicas:

1) Sempre comece seu processo de compra pelo site do Poup


2) Sempre complete a compra imediatamente, sem utilizar itens previamente salvos em sua cesta ou carrinho


3) Não clique em outros sites durante todo o processo de compra


4) Faça todo o processo na mesma janela do seu navegador


5) Verifique se o seu navegador da internet, firewall ou programa de segurança está ativado para permitir cookies. Descubra mais sobre esse assunto na pergunta: Sobre Cookies


6) Outra boa prática é sempre limpar seus cookies antes de efetuar a compra. Veja mais informações sobre como limpar os cookies em: Como eu limpo meus cookies?


7) Além dessas dicas, se você estiver com problemas no acompanhamento da sua compra pelo Poup, outra opção é tentar usar outro navegador. Se possível, até mesmo outro computador.


E lembre-se: qualquer outra dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente e sempre guarde os comprovantes de todas as compras que fizer!


Legal, mas o que são cookies?

Para que possamos acompanhar as suas compras, um pedacinho de informação, conhecido como cookie, é guardando no seu navegador de internet. Os cookies apenas guardam informações para que, quando você visite uma loja usando o Poup, todas as compras que você fizer contenham essa informação. A loja nos envia, então, os dados sobre a sua compra para que possamos identificar seu reembolso. Para que o acompanhamento funcione, seu navegador precisa estar com os “cookies" habilitados. Para você saber mais a relação dos cookies com o processo do Poup, clique aqui.


E se eu tiver um problema com a minha compra na loja que escolhi?

Problemas são sempre uma droga, não? Deixa a gente te dar uma dica de como proceder: o poup não vende, produz ou entrega nenhum produto, a gente só te encaminha para a loja que você escolheu. Por isso, sugerimos que você avalie com cuidado a loja em que vai adquirir o produto, suas políticas e termos antes de fazer uma compra. Se por acaso ocorrer algo de errado com a sua compra, recomendamos que você entre em contato com a loja na qual a sua compra foi realizada, via SAC ou página de ajuda.


Finalizei minha compra. É só esperar ou preciso fazer algo para ter meu dinheiro de volta?

Se você entrou no Poup, foi encaminhado(a) para a loja e fez a compra na mesma janela do seu navegador, fique tranquilo(a). Basta aguardar a sua comissão aparecer na sessão Meu Poup. Quando você juntar R$ 30,00, é só clicar no botão para resgate do dinheiro informando se você quer receber a sua bonificação na sua conta do Banco ou na sua conta do Paypal.


Quais são as etapas do processo de compra do Poup?

Chamamos carinhosamente o nosso processo de compra de "Mapa do metrô". Ele possui 4 status: Compra Registrada, Compra Confirmada, Compra Cancelada, Valor Creditado.


1)Compra Registrada: Quando vocês usuários saem do Poup e fazem uma compra em qualquer uma das lojas parceiras seguindo as regrinhas básicas do Poup, a compra aparece com o status registrada. Em até 45 dias ela passa para a próxima etapa, podendo ser Cashback Confirmado ou Cancelado.


2)Cashback Confirmado: Este status é gerado quando os nossos parceiros confirmam que o produto foi entregue, que o pagamento foi confirmado e que você recebeu e está feliz =)


3)Cashback Cancelado: Se as coisas bonitas não acontecerem, como faltar produto no estoque, por algum motivo o cartão não passar, você gerar um boleto e não pagar ou associação a outro site, a compra vai aparecer como cancelada. A gente fica muito triste quando isso acontece.


4)Valor Creditado: Se a compra é confirmada, o último passo é o nosso parceiro nos pagar a comissão, quando o status da compra passa para valor creditado. O valor creditado significa que o seu dinheiro já está aqui conosco, agora é só juntar R$ 30,00 e pedir para sacá-lo que a gente repassa ele para a sua conta do Paypal ou bancária, para você guardar ou gastar como quiser.


Em quantos dias tenho meu dinheiro de volta?

Esse tempo depende de dois fatores:

1) A loja confirmar a sua compra e nos pagar a comissão pela ajuda na venda. As lojas demoram em média 40 dias neste processo.


2) Você acumular R$ 30,00 em comissão e solicitar o pagamento de volta. Se depender da gente, você compra um montão e chega logo nestes R$ 30,00 =)


E se eu esquecer de solicitar meu dinheiro?

Você tem até 1 ano para solicitar a sua bonificação de volta. Depois deste período o seu crédito expira. O Poup vai tentar te ajudar neste processo, mandando newletters e comunicações com avisos periódicos, por isso é importante sempre dar uma olhada quando o Poup te envia algo.


Quais as razões para o cancelamento de uma compra?

A gente também acha uma droga quando recebemos a notícia das lojas-parceiras de que uma compra foi cancelada. Existem algumas razões clássicas para isso:


- O comprador esqueceu de pagar o boleto;

- O cartão de crédito não autorizou a compra;

- O produto não estava mais disponível em estoque;

- Os dados que o comprador cadastrou na loja estavam inconsistentes. Ex.: o CEP não bate com a cidade;

- O produto saiu para ser entregue, mas o endereço não foi encontrado;

- O produto é vendido na modalidade marketplace. Este tipo de venda acontece em algumas lojas, quando elas expõem um produto no qual está escrito que o item é vendido e entregue por outra loja;

- O pagamento teve que ser refeito por algum motivo (ex: cartão de crédito não autorizou)

- Utilizar cupom de desconto disponibilizado por outro site ou pela própria loja;

- Devolução do pedido;

- Compras em listas de casamento;

- Uso de algum programa de fidelidade;

- Ser direcionado para as lojas por meio do email promocional delas. Mesmo ativando o Poup Alerta, este processo pode gerar cancelamento.


Claro que há uma possiblidade das lojas parceiras se enganarem (quem nunca se enganou?). Se, por acaso, uma compra foi cancelada e você já está com o produto pago, nos avise clicando aqui. Lembrando que as lojas apenas analisam compras que aconteceram antes de três meses de antecedência.




Guga